O Instituto Brasileiro de Economia Circular (IBEC) é uma organização da sociedade civil, que nasce com o objetivo de trabalhar para a coletividade com foco nas pessoas e na busca de um bem comum, com a motivação de dar escala às soluções circulares no Brasil, criando um arcabouço cada vez mais favorável para um mundo melhor.
Missão
Auxiliar o Brasil a adotar os princípios circulares em suas tomadas de decisões estratégicas por meio de uma educação qualificada em linha com diretrizes globais.
Visão
Posicionar a economia circular como uma agenda estratégica para o país acelerando a transição até 2050.
Nossa história
O IBEC reúne três mulheres cujas ações têm gerado um impacto duradouro, contribuindo não apenas em momentos isolados, mas como parte de um legado para impulsionar a transição e a transformação da nossa sociedade, das empresas e dos governos rumo à nova economia.
Ana Rúbia começou sua jornada no Nordeste, em 2013, com a missão de proteger a Caatinga, transformar a educação local e promover negócios baseados em um modelo mais justo, equilibrado e regenerativo. Em 2018, ela convidou Beatriz Luz para se juntar a ela em um evento na região. Beatriz, que havia iniciado sua própria transição em 2015, tem se dedicado a impulsionar a economia circular no Brasil, adaptando e cocriando soluções globais para a realidade brasileira. Desde esse encontro, unidas pela mesma missão, elas nunca mais se separaram.
Em 2019, Beatriz conheceu Maria Inez, que, ao assistir a uma palestra sobre o tema, tornou-se uma entusiasta da economia circular. Maria Inez se juntou ao NEC – Núcleo de Economia Circular, um grupo de estudos idealizado por Beatriz em 2016, que, em 2017, expandiu-se pelo Brasil, formando núcleos regionais.
Com a criação do NEC Lorena, as duas promoveram uma série de debates na região, inspirando e incentivando a comunidade local a aprofundar o conhecimento sobre circularidade. Um dos interesses que emergiu desse movimento foi levar os princípios da economia circular para as crianças, por meio de atividades e desenvolvimento de produtos voltados à educação infantil.
Após muitas trocas de ideias e o desejo comum de transformar a consciência dos jovens e formar novas lideranças para o futuro, em 2022, iniciou-se um engajamento com o poder público para usar a cidade como estudo de caso e fomentar a criação de políticas públicas dedicadas ao tema. Essas conversas culminaram na criação da Semana de Economia Circular, realizada em agosto de 2023, um marco importante para a construção de uma trajetória circular na região.
Assim, com essa energia, dedicação e conhecimento, essas três mulheres se uniram para que o legado já construído pudesse servir como base e impulsionar os debates, inspirando a sociedade brasileira na transição. Elas promovem o advocacy, por meio de estudos e pesquisas sobre o tema, assegurando o papel do Brasil e do Sul Global nesse processo de transição.
-
Beatriz Visconti Luz
FUNDADORA & PRESIDENTE
-
Ana Rúbia Carvalho
FUNDADORA & DIRETORA EXECUTIVA
-
Maria Inez Vieira
FUNDADORA & DIRETORA EXECUTIVA
Clientes
Instituto Clima e Sociedade – apoiador para as causas climáticas e parceiro chave que visualizou a oportunidade de juntos mostrarmos a importância da economia circular como uma discussão essencial as agendas de clima, descarbonização e mudanças climáticas.
Gopa Worldwide Consultant – apoiador na área de educação com a proposta de juntos prepararmos os “Profissionais do Futuro” para atuar de forma sustentável e inovadora, alinhada aos princípios da economia circular.
Holland Circular Hotspot – com base na experiência do Reino dos Países Baixos, será realizado o primeiro evento internacional de economia circular do Brasil Brazilian Circular Hotspot atraindo especialistas do mundo todo para um debate com foco na realidade do Sul Global.
Conselho Consultivo
-
Ladeja Godina
-
Daniela Demoro
Colaboradores
-
Thiago Rhein
-
Uedja Tatyane Guimaraes
-
Ana Maria Oestreich